A televisão no Brasil surgiu em 1950, trazida por Assis Chateubriand que fundou o primeiro Canal de televisão no país, a TV TUPI. Dese então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. A tv digital teve ino brasil teve inicio em 2 de Dezembro de 2007, iniciando pela cidade de São Paulo(com padrão Japonês).
No início da década de 50, ele era proprietário de jornais, revistas e emissoras de rádio, entre elas a Rádio Tupi e a Rádio Difusora em São Paulo. Ele comprou equipamentos nos Estados Unidos e trouxe a televisão para o Brasil, criando a TV Tupi Difusora.
Artigos de jornais e revistas da época tratavam a vinda da Televisão para o Brasil com êxtase.
A inauguração oficial da TV foi no dia 18 de setembro de 1950, com a transmissão do "Show na taba", na TV Tupi. Este era um programa de variedades: tinha humor, explicava o que era a televisão, tinha orquestra, musicais, esportes, etc.
A programação só ficava 3 por dia no ar, sempre a partir das 20 horas. "Imagens do dia" foi o primeiro telejornal brasileiro, e foi ao em 19 de setembro de 1950. O apresentador somente lia a notícia, que saía na imprensa escrita e no rádio.
Rancho Alegre foi o primeiro programa humorístico da TV no Brasil, foi ao pela primeira vez em 20 de setembro de 1950. O programa era marcado por muita improvisação, cenário precário e durava, no máximo, 20 minutos.
Gurilândia foi o primeiro programa infantil da TV brasileira e estreou em outubro de 1950.
O primeiro tele-teatro(novela) de importância estreou em 1951 e se chamava "Grande Teatro Tupi".
Aos poucos, outras emissoras forma surgindo:
TV Tupi do Rio de Janeiro (20/01/1951).
TV Paulista (14/03/1952).
TV Record (27/09/1953).